terça-feira, 30 de agosto de 2011

Considerações de uma aluna Ead



Quando escolhi fazer a especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância estava certa de que o mais coerente seria fazê-la à distância. A experiência enquanto aluna do EaD me faria perceber os dois lados da moeda. Enquanto aluna, queria sentir o funcionamento e os possíveis conflitos desta metodologia.  Acabei tendo maravilhosas surpresas. Acabei por transformar antigos pré-conceitos em relação ao EAD. 


Como disse o prof. Moran: “Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual".
O aluno de EaD tem que ter acima de tudo disciplina, pois o método exige muita leitura e escrita, uma vez que, seja através de material impresso ou disponibilizado online, os textos sempre terão preponderância sobre qualquer outra forma de aprendizagem. Neste modelo é o próprio aluno que traça seu caminho para o conhecimento deixando de ser um aluno passivo passando a ser um aluno ativo.
            O que muda neste cenário EAD também, é papel do professor, daquele que transmite informações, para aquele que ensina e também aprende, em uma troca contínua com seus alunos. Ele aprenderá a tirar das novas tecnologias os recursos para uma aula criativa e motivadora. Essas mudanças acarretarão ainda muitas transformações na sala de aula presencial.
        Cada vez mais é percebido que a sociedade está caminhando para uma nova realidade – a Era Digital. As novas tecnologias e a comunicação tornaram-se cada vez mais presentes: nossas capacidades intelectuais ganham amplitude em ambientes totalmente informatizados e as redes de comunicação disponibilizam informação de todos os tipos em acesso aberto entre pessoas fisicamente distantes.
O fato é que muito se tem a observar e refletir nessa nova forma de buscar conhecimento no mundo, onde não há território definido, tendo assim que nos projetar  para dentro da tela do computador,  buscando  novas formas de se comunicar, há pouco nem imaginadas.
A formação contínua de professores deixou de ser unicamente uma necessidade de obtenção de melhores salários através de cargos e salários ou um somatório de horas de formação para ser uma exigência do século XXI.
Dentre os blogs que acompanhei uma das questões era: “Como será a formação de professores num futuro próximo?”  Não sabemos, mas uma coisa é certa, será preciso muito mais empenho e estudo por parte destes profissionais.
A experiência obtida nesta primeira disciplina de uma pós Ead, só veio para confirmar que os resultados da formação a distância são extremamente positivos e, por vezes, ultrapassam situações de aprendizagem presencial.  Ao final da pós, certamente a experiência que irei adquirir com o tratamento da formação a distância terá grande valia em minha formação e poderei relatar aqui com maior facilidade o belo aprendizado que pude adquirir.
No futuro, não haverá diferenças significativas entre ensino presencial e a distância, colocando-se as duas modalidades a serviço de uma educação de qualidade. 

Aproveito o espaço para agradecer aqueles que de alguma forma contribuiram para a conclusão desta disciplina, seja através de postagens, nos foruns, emails ou ainda por conversas agradáveis de corredor, a vocês meu muito obrigada!

2 comentários:

  1. Ola!
    Que bom, essa experiência é muito rica e nada como conhecer sua funcionalidade para depois julgar.Enfrentamos ainda, infelizmente, pre-conceito em relação aos cursos EAD e o pior, é que, os maiores preconceituosos são aqueles que estão à frente de Ministérios, Secretarias, enfim, são os que antes de mais nada, teriam que conhecer a EAD na sua profundidade e não na superficialidade!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sua experiência é compartilhada,Adri!
    Passamos por esta grata vivência de disciplinarmo-nos para buscar o aperfeiçoamento.Digo grata pela riqueza de experiências que a criação dos blogs nos trouxe.Lemos muito ao buscar interação nos blogs de nossos companheiros e, consequentemente, aperfeiçoamos nosso entendimento de EAD. Aliás, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir